Seg - 20/08
31º 18º 23:28
Guaíra - SP

7ª Caminhada Passos que Salvam será realizada neste domingo

Geral
Guaíra, 25 de novembro de 2017 - 10h12

O evento, promovido por um grupo de jovens guairenses, em parceria com a Fundação Pio XII, sairá da Praça São Sebastião

A caminhada Passos que Salvam deve reunir milhares de pessoas em todo o Brasil amanhã, dia 26 de novembro, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Em Guaíra, a passeata está marcada para ocorrer a partir das 09h, com concentração em frente à Praça São Sebastião.

Na cidade, a campanha é realizada pela Fundação Pio XII através de parceria com um grupo de jovens guairenses. “Manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça, vômito, perda de peso, fraqueza e dores nos ossos parecem sintomas comuns da infância e podem ser confundidos com doenças que acometem as crianças e os adolescentes, mas também podem ser o primeiro sinal de que há algo errado acontecendo. Para demonstrar isso para a população, participaremos desse evento, que cresce a cada ano no município”, afirma Maicon Marques, coordenador da caminhada em Guaíra. “Com o intuito de esclarecer, conscientizar e despertar a atenção para os primeiros sinais do câncer infanto-juvenil”, completa.

Além de disseminar a informação, a caminhada também possui uma ação de arrecadar fundos para o tratamento dos pacientes no Hospital de Câncer Infanto-juvenil por meio da venda dos kits, que neste ano contam com boné, sacochila e uma camiseta. “Essa é uma maneira de contribuir com a manutenção do tratamento das neoplasias que atingem as crianças e adolescentes. Agora é a hora de participar do viés conscientizador, que é sensibilizar a população por intermédio da passeata uniformizada pelas principais ruas da cidade”, destaca.

Interessados poderão adquirir o Kit na praça, ou ainda adquirir em alguns pontos do comércio guairense hoje (25).

Os organizadores da caminhada recomendam a necessidade do diagnóstico precoce. Neste sentido é que a instrução propiciada pela campanha salva vidas.“Você já parou para pensar como pequenos atos podem mudar o mundo? E se você tivesse a chance de combater o câncer infanto-juvenil, o que você faria? Que tal começar dando um primeiro passo? Basta participar da caminhada”, afirma Maicon.

O prefeito José Eduardo salientou que a prefeitura é parceira do projeto Caminhada Passos que Salvam. “São parcerias de importante iniciativa que visam proteger a saúde de crianças e adolescentes, pois com o diagnóstico precoce, o câncer infanto-juvenil tem até 95% de chances de ser curado”, destacou.

Passos que Salvam

A caminhada “Passos que Salvam” é uma campanha que surgiu após uma visita ao Hospital St. JudeChildren’sResearch Hospital, em Memphis, nos Estados Unidos. A instituição americana é hoje um hospital irmão de Barretos. Eles têm índices de cura do câncer infanto-juvenil muito maior que em outros locais do mundo, e isso só é possível, porque investem em campanhas de conscientização da população quanto à importância do diagnóstico precoce. A ideia da caminhada é fazer com que toda a sociedade se una e, no mesmo dia e horário, mobilize a cidade no alerta ao câncer infanto-juvenil.

O movimento começou tímido, em 22 cidades, sendo Guaíra uma delas, mas vem ganhando proporções cada vez maiores. Em 2016 foram cerca de 500 municípios caminhando simultaneamente e uma arrecadação com a venda de kits de R$ 6,5 milhões, que foram destinados para a manutenção do hospital infantil e tratamento dos pacientes.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos