Qua - 18/07
28º 16º 22:45
Guaíra - SP

A trajetória de um grande homem: José Antônio Lopes

Geral
Guaíra, 23 de Março de 2016 - 09h35

Passaram-se três anos desde que o ex-vereador deixou seu legado político, familiar e social. José Antônio Lopes é exemplo de homem público que deve ser seguido por futuras gerações que pretendem ingressar na vida política

José Antônio Lopes, durante sua vida pública, atuou em diversos segmentos da sociedade, sempre de forma proativa, idônea e sempre respeitando o próximo. Em seus 12 anos de vereança, dedicou-se sempre às minorias, como entidades sociais da cidade, estudantes universitários, população carente e os animais, se empenhando com muito esforço. Dentre sua vida atribulada, dividia com maestria seu tempo entre sua família, amigos e trabalho.

Entre suas maiores conquistas orgulhava-se de um projeto em especial, que em Agosto de 2011 foi incorporado à Lei Orgânica Municipal deste município: a obrigatoriedade de cumprimento da Proposta de Governo pelo Poder Executivo Municipal, que começou a vigorar a partir de 2013.

Lopes deixou um legado político importante não só para a classe política, mas para toda população. O ex-vereador, que já foi chefe de gabinete e presidente da SOGUBE (Sociedade Guairense de Beneficência), atuou por 2 vezes como presidente da Câmara Municipal de Guaíra desempenhando sempre um trabalho de participação ativa da comunidade nas decisões do Poder Legislativo, obedecendo o Regimento Interno da Casa de Leis. Muito querido e respeitado por todos os amigos políticos da região, José Antônio possui grande bagagem política por ter contribuído com o crescimento e desenvolvimento do município de Guaíra.

Na gestão de Claudio Armani, José Antônio Lopes, juntamente com o ex-prefeito, conquistou para o PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, onde exerceu a função de Presidente da Comissão Municipal de Empregos, gerando grandes possibilidades para os trabalhadores guairenses.

Durante seu tempo na presidência da SOGUBE, José Antônio realizou grandes méritos, como por exemplo: a conquista do prêmio “Bem Eficiente” através da Creche Josefina R. Caligaris, com destaque nacional concorrendo com mais de 150 entidades de todo o país, sendo avaliada de acordo com seus resultados organizacionais, financeiros, operacionais, transparência e impacto social.

Durante seus três mandatos consecutivos no Legislativo, Lopes foi autor de vários projetos de leis, decretos, requerimentos e indicações.  Entre os de maior evidência de sua legislatura destaca-se o Projeto de Emenda à Lei Orgânica de número 01/2011, que institui a obrigatoriedade de cumprimento da Proposta de Governo pelo Poder Executivo Municipal.

Outro destaque foi o projeto de lei apresentado no dia 10 de junho de 2010, que dispõe sobre o fornecimento gratuito de uniformes escolares a estudantes da rede municipal de ensino.

Sempre visando uma maior interação entre a população e os vereadores, em 13 de janeiro de 2004, através de um Projeto de Resolução elaborado por Lopes, foi instituído o Serviço de Disque denúncia no âmbito da Câmara Municipal de Guaíra, tornando a Casa de Leis mais acessível à população.

Preocupado com os estudantes que utilizam o transporte universitário, através do empenho de Lopes em 17 de abril 2012 foi acrescentado o inciso IV do parágrafo 3º do artigo 5º da Lei Ordinária Municipal 2187/2006, que institui vistorias em ônibus de transporte universitário, buscando a segurança dos estudantes. Sempre visando à capacitação da população, em 12 de abril de 2006, juntamente com o vereador Marco Pugliesi, indicou ao Chefe do Executivo a implantação do programa municipal de apoio ao desenvolvimento do ensino técnico superior, a Universidade Aberta do Brasil.

José Antônio foi um grande entusiasta em relação à proteção dos animais. Defendia com grande fervor a criação da Associação Protetora dos Animais, fundada em 2010, na época o ex-vereador e ex-presidente da câmara manifestou apoio ao grupo de pessoas que já estavam se mobilizando para reunir nesta associação o maior número de cidadãos interessados na defesa dos animais.

No ano de 2009, juntamente com o ex-vereador Renato Moreira, Lopes percorreu vários pontos da cidade colhendo assinaturas para um abaixo-assinado visando à remodelação dos trevos de acesso ao município. Na época, o formato dos trevos era responsável por diversos acidentes. Na ocasião foram colhidas mais de 10 mil assinaturas enviadas às autoridades do governo estadual, garantindo assim a remodelação dos trevos para o formato atual. Lopes e Moreira participaram de uma audiência na Secretaria Estadual de Transporte e o município foi incluído nas obras das estradas paulistas, o que possibilitou a remodelação dos trevos.

FATOS HISTÓRICOS

Durante sua trajetória política, José Antônio Lopes deixou sua marca registrada na história do município, se tornando até então o único vereador a se reeleger por três mandatos consecutivos, evidenciando a importância de seu trabalho perante toda comunidade.

Em Dezembro de 2003, a base contrária ao Chefe do Executivo elegeu todos os membros da mesa diretora, fato histórico, que somente ocorreu devido a articulação realizada por Lopes, demonstrando a força política de seus aliados.

José Antônio também enalteceu a Guarda Civil Municipal de Guaíra, prestando uma homenagem na qual esteve como representante Amarildo Aparecido dos Santos. A homenagem foi concedida através do Decreto Legislativo nº 97, de 27 de Agosto de 2012. Lopes enfatizou, na época: “É uma satisfação participar deste sessão solene que é uma oportunidade de homenagear quem tanto fez, faz e trabalha para nossa cidade”.

José Antônio Lopes também foi responsável por diversas indicações de Títulos de Cidadão Emérito Guairense. Entre eles destacam-se títulos concedidos a: Martins Oride (2006); Omar Allab (2006); Zilda de Oliveira (2007); Pe. Edisson Pátaro (2008); Luiz Dutra do Prado (2005); Takeshi Uemura (2009); Iolanda Massarioli André (2012); e Maria Janete Costa Barini (2012). Para título de cidadão benemérito, Lopes concedeu homenagem a Lázaro Joaquim da Silveira (2009).

INESQUECÍVEL

No dia 23 de março de 2013, José Antônio Lopes faleceu em decorrência de um câncer. Além de seus familiares, o município inteiro sentiu a falta do parlamentar, que possuía uma grande base política e um sério trabalho desenvolvido em prol dos guairenses.

Além de sua carreira na Casa de Leis, Lopes recebeu do Instituto Tiradentes, por duas vezes consecutivas, a medalha “Imperador Dom Pedro II” – conferida mediante criteriosa seleção de políticos com aprovação popular e que tenha ilibada reputação ética, moral e significativos trabalhos prestados à comunidade.

Neste terceiro aniversário de seu falecimento, familiares, amigos e munícipes pedem que os atuais e os futuros governantes se deixem influenciar pelas grandes realizações de Lopes e busquem o progresso da cidade e não apenas seus próprios interesses.

 

HOMENAGENS

 “Foram muitos anos de amizade e de grandes aprendizados. Era uma pessoa muito preocupada com o ser humano, além de ser muito inteligente, humilde e hospitaleiro” – Omar Allab.

“É em dias como este que sentimentos adormecidos despertam e nos deixam de coração apertado. A memória dos que partiram jamais abandona nossos corações. Assim é, quando falo do amigo, do meu irmão, José Antônio Lopes, que há três anos nos deixou. Ele sempre demonstrou amor pela vida e gratidão a Deus. Lutou pela vida, foi um exemplo para todos. E hoje não deixemos que a tristeza prospere, e antes, recordemos suas histórias, suas características e celebremos o que ele foi em vida.  Uma liderança política que deixou um legado de bons serviços prestados em favor da nossa comunidade, um exemplo para seus filhos e um orgulho de sua esposa e querida mãe. José Antônio sempre estará conosco, na nossa memória e saudade, e dele não nos separamos definitivamente, pois eles apenas partiram antes de nós. Só nos resta a saudade e boas lembranças” – Dr. Cecílio José Prates.

 

“As pessoas sentem a falta dele, mas nós da família sofremos muito pela ausência desta pessoa maravilhosa que ele sempre foi: bom filho, excelente irmão e ótimo pai de família” – Mãe Hilda Pereira Lopes e irmãos Paulo André Lopes e Luiz Roberto Lopes.

“Não parece que já se foram três anos desde que nos deixou. Vivas, ainda, são suas palavras, seus gestos e seu amor fraternal, que não só nos contagiou, mas todos aqueles que puderam tê-lo em seus convívio. Saudades!” – esposa Helena Garcia Lelis Lopes e filhos

 

“Saudade nós matamos, lembranças nós guardamos, tristeza nós superamos, amigos nós descobrimos, mas pessoas especiais como José Antonio Lopes nós nunca esqueceremos.” –Reinaldo dos Santos e família.

 

“Meu querido amigo, companheiro e irmão, você deixou muitas saudades. Porém, tenho a certeza que por tudo que você realizou e por merecimento alcançou a vida futura que nós maçons acreditamos e que jesus nos prometeu. Santo Agostinho nos afirma que a morte não é nada. Tenho a certeza que você, lá do outro lado do caminho, está nos falando:

A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era para vocês, eu continuarei sendo.

Me deem o nome que vocês sempre me deram, falem comigo como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene ou triste, continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim. Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo.

Sem nenhum traço de sombra ou tristeza.

A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado.

Porque eu estaria fora de seus pensamentos, agora que estou apenas fora de suas vistas?

Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho…

Você que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi.”

– Homenagem da família José Roberto Parizi pelos três anos da passagem para o outro lado do caminho que é vida eterna.

 

“Três anos sem o maior e melhor articulador da política! Tenho certeza que se estivesse entre nós, Guaíra estaria bem diferente! Grande amigo e companheiro que deixou muitas saudades e um grande legado de amor, justiça e verdade, não só em sua trajetória mas na família maravilhosa que construiu” – Izildinha Lacativa.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos