Qui - 21/06
27º 16º 07:28
Guaíra - SP

Alunos do Zezinho Portugal promovem campanha “Adote um Idoso”

Três estudantes visitaram os atendidos do Asilo de Guaíra e criaram um vídeo para que a comunidade participe mais e conheça pessoalmente a entidade

Cidade
Guaíra, 24 de Maio de 2018 - 10h34

 

 

 

 

 

Tudo o que eles querem é um pouco mais de atenção e carinho. A expressão da saudade fica nítida no rosto de cada idoso do Centro de Ação Social Nossa Senhora D’Aparecida quando questionado sobre sua família e amigos. Presenciando essa carência e convivendo um pouco com a necessidade de cada um, três alunos da Escola Estadual Zezinho Portugal iniciaram a campanha “Adote um Idoso”, para que a comunidade esteja mais presente dentro das ações da instituição.

José Otacílio de Freitas, do 3°C, Laura Alves e Jade Lima, do 2°B, integrantes da Rede Aprendiz, produziram um vídeo com o intuito de conscientizar os cidadãos da importância de doar o seu tempo, atenção e carinho aos idosos e mostrar que essas atitudes – por mais simples que sejam – causam uma grande mudança na saúde e autoestima dessas pessoas, que adoram fazer novos amigos.

“A campanha começou sem querer, são três meninos do Zezinho que foram conhecer os atendidos. Foram convidados para um almoço, fotografaram e entrevistaram cada um deles. Percebendo que eles recebem poucas visitas, fizeram essa ação para que a sociedade guairense visite eles”, afirma Aline Fornel, que acompanha os estudantes através do Rede Aprendiz, integrado ao projeto Cidade que Educa.

Para Laura, foi gratificante fazer parte dessa iniciativa e conhecer um pedacinho da história de cada idoso. “Foi muito bom! Gostei muito de conhecer eles. São muito amorosos. No início, pensava que o Asilo era um local diferente, mais fechado. Porém, quando você chega lá percebe o quanto cada pessoa é muito bem cuidada e como a entidade está aberta para receber qualquer tipo de evento ou ação em prol da terceira idade”, declara a estudante.

Jade também adorou a experiência. “Me emocionei. Eu tinha uma visão e, quando fui recebida no Asilo, passei a ter outra imagem totalmente diferente. Eles me trataram muito bem e me impressionei como eles vivem e o que fazem por lá. Mas, percebemos que eles não recebem muitas visitas dos familiares e isso vale como uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem o local. Eles precisam de mais amor e de mais gente nessa fase difícil da vida deles, por estarem sozinhos e sem familiares. Amor é sempre bem-vindo”, completa.

Acompanhando as atividades dos estudantes, a assistente social do Centro de Ação Social, Cintia Batista Campos Silva, apoiou a ideia e demonstrou o quanto isso influenciou positivamente no cotidiano da entidade.

“Foi uma iniciativa desses três alunos pelo Cidade que Educa. Eles viram quais as necessidades dos idosos e acharam interessante fazer uma divulgação para que a comunidade guairense acompanhe mais a vida de cada atendido. E isso é muito importante, porque eles adoram visitas e há períodos que eles não recebem muitas, como na época das férias escolares, quando não há muita movimentação por parte das escolas na instituição”, enfatiza Cintia.

O Asilo se colocou à disposição para campanhas e ações sociais, além da participação de cada cidadão guairense. Interessados em aderir ao “Adote um Idoso”, basta agendar e fazer uma visita ao espaço, localizado na Rua 24 nº 330. “Tudo o que eles querem é a presença de seus familiares na vida deles”, encerra Cintia.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos