Ter - 17/07
28º 15º 10:24
Guaíra - SP

Arnaldo Jardim visita Guaíra para finalização de obra na Estrada da Mata e esclarece futuro da UPA 24h

Em visita no município para acompanhar a finalização da obra pelo programa Melhor Caminho,  o Secretário de Agricultura do Estado também falou sobre reivindicações a respeito da UPA

Cidade
Guaíra, 9 de Janeiro de 2018 - 10h13

Na manhã deste último sábado (06), o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, veio a Guaíra para acompanhar a finalização da obra de recuperação da estrada da Mata, através do Programa Melhor Caminho, e aproveitou a visita para anunciar outras novidades, dentre elas, uma solução para o prédio da Unidade de Pronto Atendimento 24h, do Campos Elíseos.

Na oportunidade, o prefeito José Eduardo e o vice Renato Moreira apresentaram outras reivindicações para que Arnaldo possa interceder pelo município nas esferas estadual e nacional. As autoridades se reuniram em no salão de eventos do Grêmio Colorado com alguns membros do governo e do PPS.

O secretário comentou sobre as solicitações que estão sendo feitas no Governo do Estado e as mudanças que serão realizadas no prédio da UPA 24h da cidade, demonstrando que não há como manter o imóvel como está.

“O governo anterior, da presidente Dilma Roussef, lançou um programa que pareceu ousado e muito interessante na área da saúde, que foi a UPA. O conceito original era para que fossem unidades muito bem equipadas e constituídas e que funcionassem 24h, só que havia uma imensa distância entre aquilo que se anunciou e aquilo que foi programado, porque depois que foram construídas as Unidades, se viu que não havia nenhuma previsão de verbas para o seu funcionamento, tanto do ponto de vista de equipamento como de equipe. Então, hoje a realidade é que temos elefantes brancos espalhados por todo o país. Uma dispersão de recursos lamentável, dinheiro jogado fora. Porque, poderia se ter uma estrutura menor e mais efetiva, mas se optou por uma estrutura enorme sem condição de colocá-la em funcionamento”, opinou Jardim.

Apesar de ser do setor de agricultura, Arnaldo tem buscado recursos e soluções para outros departamentos do município. Assim, está, juntamente com o governo municipal, solicitando respostas do ministério da saúde para que a instalação da Unidade de Pronto Atendimento seja utilizada para outra finalidade.

“O que está acontecendo hoje? É algo que não é somente em Guaíra, mas no Estado e em todo o país. Hoje temos reivindicado ao ministério para que reveja o conceito de upa, que permita que ela seja utilizada como unidade básica de saúde, que permita inclusive uma flexibilização para que essas instalações, que muitas vezes são grandiosas, que possam ser compartilhadas com outros equipamentos sociais para que a gente não tenha que repetir outras estruturas multiplicadas. Estamos esperando uma redefinição de um projeto, porque hoje é evidente que a intenção foi muito mais ter um edifício do que ter um serviço prestado à população e nós queremos recuperar esse sentido. Por isso, estamos esperando uma redefinição por parte do ministério da saúde”, acrescentou.

De acordo com o secretário, a resposta virá em breve. “O ministro reconheceu que isso é necessário. Está normatizando e prometeu fazer isso até fevereiro. Estamos reconceituando, redefinindo e tendo uma nova norma de reutilização das UPAs”, confirmou.

OUTRAS CONQUISTAS

O Secretário de Agricultura também foi um dos responsáveis pela conquista de quase R$ 2 milhões em verbas para a recuperação asfáltica de Guaíra, que ocorrerá a partir deste ano, com reformas graduais.

Arnaldo celebrou mais essa boa notícia e brincou sobre a “lista” de reivindicações do prefeito José Eduardo Coscrato Lelis e do vice Renato Moreira. “Tenho recebido insistentes cobranças do governo do Zé Eduardo e do Renato, pedindo pelo município e reivindicações, mas não vou detalhar a lista, porque ela é imensa”, comentou.

Moreira agradeceu o grande esforço que Jardim tem feito por Guaíra. “Agradecemos a presença do Arnaldo, deputado muito presente na nossa cidade e agradecer tudo o que ele tem feito, é o agente político que mais fez pelo município neste ano de 2017. Temos uma demanda muito grande e o Arnaldo tem nos levado e conduzido a caminhos para conseguirmos resolver esses problemas. Ele tem uma abertura muito grande nos governos estadual e federal e, inclusive, me apoiou a resolver questões da educação guairense. São situações que nem sempre chega aos ouvidos da população, mas são coisas que acontecem e que trazem benefícios para a população”, ressaltou o vice-prefeito.

Conclusão do Melhor Caminho

A visita do secretário foi para oficializar a entrega das obras de melhorias da vicinal rural conhecida como “Estrada da Mata”, importante via para escoamento da produção agrícola do município. Através do programa “Melhor Caminho” foram beneficiados 6,1 Km, com investimentos de quase um milhão de reais.

As autoridades visitaram o local e vistoriaram a obra realizada pela Codasp, Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo.

Esta é uma forma que o Governo do Estado encontrou para retribuir, em parte, a importância agrícola que Guaíra tem para São Paulo, auxiliando os produtores no escoamento da produção agrícola”, afirmou Arnaldo, que também conclamou a atenção dos produtores rurais na preservação das formas corretas de escoamento das águas oriundas das chuvas. “O agricultor tem que ter a consciência da importância deste tipo de obra, pois qualquer método diferente pode danificar as estradas, prejudicando toda comunidade”.

Por sua vez, o prefeito José Eduardo fez questão de agradecer o apoio do governador Geraldo Alckmin, por meio do trabalho do secretário de agricultura, salientando que além das benfeitorias que foram feitas na “Estrada da Mata”, outras vicinais rurais também serão cuidadas pelo governo municipal. “Nós vamos cuidar de todas as nossas estradas rurais, pois elas são as responsáveis pelo escoamento de nossa riqueza, que é nossa produção agrícola e para isso precisamos contar com o apoio dos nossos produtores, por meio da conscientização sobre a importância da conservação das mesmas”, concluiu.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos