Ter - 17/07
28º 15º 21:40
Guaíra - SP

Campanha de vacinação antirrábica continua nesta semana

Geral
Guaíra, 22 de Março de 2016 - 09h14

Agentes estão passando de casa em casa. O ponto fixo é para apoio, no caso de não ser encontrado ninguém na residência

 

A equipes percorrem, nesta semana, a região do Aniceto e bairros circundantes para fazer a aplicação das doses de casa em casa, além dos postos fixos (tabela). O pessoal da Vigilância em Saúde passa nas casas das 8h às 13h e o ponto fixo funciona das 8h às 16h45.

Com esta metodologia, o propósito é atingir todos os animais da cidade (cães e gatos) fazendo a prevenção da doença, que é praticamente 100% fatal para animais e humanos.

Estes pontos fixos funcionam como apoio na campanha, para aquelas pessoas que não forem encontradas em seus domicílios possam levar seus animais. O posto fixo é sempre montado num logradouro público na região onde a campanha está sendo executada. Se o morador não for encontrado em casa, este munícipe pode levar o seu animal em qualquer um dos pontos fixos, em qualquer dia da campanha.

Motivada por um surto de raiva em grandes mamíferos (bois e cavalos) que atingiu a zona rural, a premissa deste ciclo de vacinas imunizar todos animais domésticos.

No final do ano passado, medidas já foram tomadas pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen – Estadual) para conter o surto que atingiu a divisa dos municípios de Guaíra e Barretos, às margens do rio Pardo. A Sucen fez incursões por dezenas de propriedades rurais analisando animais e detectando abrigos de morcegos hematófagos (se alimentam de sangue). Ações de contenção da população dos mamíferos alados foram deflagradas pelo órgão de epidemiologia estadual.

Devido a este episódio e como a vacinação anual de animais domésticos vinha ocorrendo sem regularidade no Estado, a recomendação é para que todos os proprietários de pets fiquem atentos para a vacina.

Tabela

A vacinação tem início às 8h e encerra às 13h no trabalho de casa a casa e das 8h às 16h45 nos pontos fixos (sem intervalo), exceto aos sábados, que será das 08h às 16h nos pontos fixos (sem intervalo). Poderá haver mudanças no Cronograma apresentado devido a possíveis intempéries ou imprevistos. A Campanha ainda não possui data para ser encerrada no município.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos