Sáb - 21/04
28º 16º 20:15
Guaíra - SP

Censo Agropecuário entra na reta final em Guaíra

De acordo com o coordenador regional, o IBGE deve encerrar as pesquisas agora em fevereiro

Cidade
Guaíra, 27 de Janeiro de 2018 - 08h32

Na manhã de desta quinta-feira (25), durante a 2ª Reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) de Guaíra, realizada na sede do Sindicato Rural, o coordenador regional IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Júlio César Mora, anunciou a reta final das pesquisas.

Os recenseadores estão passando, desde outubro de 2017, em todas as propriedades rurais do município para recolher informações sobre agricultura, extração vegetal, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, beneficiamento de produtos agropecuários, entre outros.

De acordo com Julio, São Paulo é o Estado mais avançado e Guaíra já concluiu 95% dos trabalhos. “Faltam apenas os questionários das usinas e as coletas transferidas de propriedades dos guairenses localizadas em outros municípios”, aponta.

Com o objetivo de mostrar transparência no serviço prestado pelo órgão, permitindo à sociedade conhecer e acompanhar o desenvolvimento das atividades, o coordenador demonstrou como são recolhidos os dados dos proprietários rurais. “Estão sendo coletado, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimentos e o que produzem; utilização de pessoal e mão-de-obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras; entre outras informações do setor referidas de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, já que o último Censo foi feito há 10 anos”, esclarece Júlio.

De acordo com o eng. agr. do Sindicato Rural, Renato Massaro, os dados da agropecuária estão defasados e é necessário que sejam mais precisos. “Tivemos um salto na agricultura local, tanto em grãos quanto em área irrigada, transgenia e equipamentos. Nosso sindicato atualiza os dados a cada dois meses, mas, com o IBGE teremos informações mais precisas e válidas para todo o país”, finaliza.

Em março, o IBGE realizará a 3ª Reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) de Guaíra e pretende apresentar os resultados primários do Censo Agropecuário.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos