Qua - 20/06
27º 16º 18:06
Guaíra - SP

Cidades Sustentáveis: prefeito assume compromisso e terá de cumprir 50 metas

Geral
Guaíra, 26 de outubro de 2017 - 09h46

A plataforma é de âmbito mundial e vem norteando o desenvolvimento sustentável e humano em cidades por todo o planeta

Durante abertura oficial do II Fórum Construindo uma Cidade Educadora, ocorrida nesta terça-feira (24), através de iniciativa do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, o prefeito José Eduardo Lelis assinou o compromisso para adesão de Guaíra no Projeto Cidades Sustentáveis.

Participaram do debate antecedendo a chancela do documento: o consultor da Ação Social Cooperada Sicoob, Adalardo Martins; a conselheira do IORM, Maria Inês Marcório G. M. Carvalho; o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Renato Moreira; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elaine Olivério Lelis; além de agentes do governo municipal e representantes de entidades sociais.

A plataforma é de âmbito mundial e vem norteando o desenvolvimento sustentável e humano em cidades por todo o planeta. São mais de 250 diretivas nas quais os municípios estabelecem metas e as perseguem proporcionando aos seus moradores um ambiente ecologicamente correto e com melhores condições de vida.

José Eduardo Coscrato Lelis aderiu a ideia e terá de escolher, dentro de 120 dias, 50 indicadores e, após diagnóstico, convocar a sociedade guairense para uma audiência pública, onde apresentará as metas que cumprirá dentro do seu mandato.

Parceiro em outras ações, como o Cidade que Educa, o Consultor do Sicoob, Adalardo Martins classificou como importante o fato de a prefeitura assumir um compromisso com a sustentabilidade, porque está cuidando do bem estar geral.

Maria Inês indicou que a pontuação de metas é um avanço, ressaltando que Guaíra se comprometerá com metas objetivas.

Já Renato Moreira frisou que é um marco para chamar a população à mudança de comportamento e realçou a relevância de mensurar os propósitos do Cidades Sustentáveis.

José Eduardo destacou que, com o município sendo signatário do Cidades Sustentáveis, serão estabelecidas metas que balizarão os indicativos resultando em melhor qualidade de serviços ao cidadão.

O PROGRAMA

O Programa Cidades Sustentáveis oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios.

O objetivo é sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

As cidades participantes ganham visibilidade em materiais de divulgação e nos meios de comunicação, têm acesso a informações estratégicas, trocam experiências com outros municípios, além de se constituírem como referências exemplares de desenvolvimento sustentável.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos