Sex - 21/09
30º 18º 07:31
Guaíra - SP

Clínica LipoCorpos: especialista oferece dicas sobre nutrição esportiva

Geral
Guaíra, 14 de outubro de 2017 - 10h13

O estudo aplica os conhecimentos da alimentação às necessidades de uma pessoa que pratica esportes ou atividades físicas

Se você treina, seja para um esporte ou simplesmente para ter um shape sarado e saúde, sabe que os exercícios precisam ser bem executados. Mas para que os resultados desejados sejam eficazes e não haja perda de vitaminas e nutrientes, é preciso saber aliar os exercícios a uma alimentação balanceada. Segundo o nutricionista esportivo funcional da Clínica LipoCorpos, Gustavo Pereira, a linha de tratamento indicada nesse caso é a nutrição esportiva.

“É comum ouvir de especialistas que o ganho de massa muscular é otimizado se a prática da atividade física estiver aliada a uma alimentação bem orientada. E uma dieta que pode trazer bons resultados é conhecida como nutrição esportiva. Sim, você pode seguir essa dieta sem ser um atleta profissional! Os benefícios são muitos, mas é preciso cuidado antes de começar a seguir um cardápio e uma suplementação”, afirma.

A nutrição esportiva é um estudo que aplica os conhecimentos da alimentação às necessidades de uma pessoa que pratica esportes ou atividades físicas. “Dentre os principais objetivos da nutrição esportiva estão a promoção da saúde, a melhora do desempenho e otimização da recuperação pós-exercício”, assegura o nutricionista.

Essa prática muitas vezes é feita junto com uma suplementação, mas o especialista salienta que não é algo essencial. “O importante é ofertar o que o indivíduo precisa, contemplando o requerimento nutricional que a atividade física que ele pratica necessita, isso pode ser feito tranquilamente utilizando apenas alimentos”.

Segundo Gustavo, adotar uma dieta dessas é indicado para quem pratica atividades físicas de forma regular e tem o desejo de melhorar o desempenho nos treinos. Já quem realiza atividades físicas esporadicamente de forma recreativa deve optar pela nutrição clínica, que já será eficaz, de acordo com o profissional.

“A prática de atividade física gera demandas específicas e por meio da nutrição esportiva é possível reconhecer quais são elas. Então são ofertados os nutrientes que terão efetividade e eficiência em contemplá-las”, esclarece Pereira.

O nutricionista ainda relata que uma nutrição esportiva funcional busca considerar o metabolismo do atleta junto com a atividade física desempenhada por ele. “Os objetivos da dieta podem ser melhora no desempenho, diminuição da fadiga, prevenção de processos inflamatórios, entre outros. Através de um exame de bioimpedância, exame que mede a composição corporal, é possível acompanhar com precisão os efeitos da dieta”, garante.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos