Ter - 19/06
27º 17º 16:51
Guaíra - SP

Com baixo índice de dengue, cidade continua com prevenção contra o mosquito

O município não registrou nenhum caso positivo em abril e maio, mantendo as oito confirmações desde o início do ano. Porém, ações de prevenção continuam sendo realizadas pela equipe da Vigilância em Saúde

Cidade
Guaíra, 20 de Maio de 2018 - 11h40

 

 

 

 

 

Até o momento, Guaíra não registrou nenhum caso positivo de dengue nestes últimos dois meses (abril e maio). O município contabiliza, desde janeiro de 2018, oito confirmados e três suspeitos, segundo dados fornecidos pelo Controle de Vetores.

As regiões afetadas foram Centro (um caso), Aniceto (01), Bom Jesus (01), Gabriel Garcia Carvalho (01), Vila Aparecida (02) e Mutirão (01); além de um na zona rural.

Segundo o departamento de Vigilância em Saúde, apesar dos números serem baixos em comparação com anos anteriores, as ações de prevenção continuam e as orientações para que a comunidade evite locais de proliferação do Aedes aegypti também.

“Continuamos com as visitas de rotina, de casa a casa, feitas pelos agentes da vigilância, com trabalho focado nas áreas de casos positivos. A orientação é para que a população continue executando trabalho de praxe, como evitar água parada, descartar entulhos que possam se tornar focos, etc”, afirma a funcionária do setor, Leina Jr., que descartou situações de chikungunya e zika. “Até o momento, felizmente, não registramos nada sobre isso.”

Para o chefe da Vigilância, Mauricio Alves, o serviço não para. “A manutenção de casas, logradouros públicos, terrenos não edificados, edificações inacabadas isentos de recipientes ou locais que possam acumular água é a forma mais eficiente de frear o avanço da dengue e de outras patologias disseminadas pelo mosquito. Por isso, fiquem atentos e continuem evitando focos do inseto”, completa.

AGENTES

O Controle de Vetores destaca que as equipes de combate à dengue que estão visitando as residências estão devidamente uniformizadas, ou seja, caso o morador receba visita e suspeite de que não seja funcionário da prefeitura, que ligue no departamento e tire dúvidas antes de abrir o portão de sua casa. “Nossos agentes fazem as visitas de casa a casa com os uniformes azul ou colete. Mas, se algum cidadão ficar receoso, não abra o portão e tire dúvidas antes de deixá-los antes. Pode ligar para nós, através do telefone 3330-2808, que confirmaremos que há ação de prevenção no bairro naquele dia determinado e quem será o agente em campo”, aponta Leina.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos