Qua - 18/07
28º 16º 22:37
Guaíra - SP

Conselho Comunitário de Segurança de Guaíra será reativado

Geral
Guaíra, 11 de Março de 2016 - 09h34

A comunidade guairense está sendo convidada para participar da reunião no dia 14 de março

O Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Guaíra será reativado ainda neste mês de março, após reunião no dia 14 de março às 18h, que acontecerá na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua 8, nº 500, esquina com Avenida 9.

A comunidade guairense está sendo convidada para participar do encontro que montará a diretoria que irá coordenar as ações do conselho em Guaíra – desativado desde o ano de 2010, segundo a Coordenadoria Estadual dos CONSEGs, órgão este ligado à Secretaria Estadual de Segurança Pública do Governo Estadual, que tem como membros natos os representantes da Polícia Civil e Militar.

Os trabalhos para a reativação do CONSEG em Guaíra estão sendo coordenados pelo conseguiano e presidente do órgão em São Joaquim da Barra e diretor de Comunicação da prefeitura de Guaíra, Claudinei Bagatini, que tem acesso direto com a Coordenadoria dos CONSEGs no Estado de São Paulo.

“Esperamos que a comunidade guairense, possa entender a importância de termos aqui no município um CONSEG ativo, dinâmico e que será um elo entre os guairenses e as forças vivas de segurança pública. Como diz o slogan do CONSEG: ‘Juntos, Diminuindo Diferenças, Somando Esforços, Dividindo Experiências e Multiplicando Resultados!’. Por isso, estou aqui para contribuir com a experiência que temos ao longo de mais de 20 anos dentro do CONSEG joaquinense”, destacou Claudinei.

 

CONSEG

O Conselho Comunitário de Segurança é um grupo de pessoas (todos os segmentos da sociedade civil, privada e pública, clubes de serviços, entidades, associações, e outros) do mesmo município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolverem campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual (Polícia Militar e Civil) nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.

As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual.

A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do correspondente Distrito Policial.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos