Qui - 15/11
30º 21º 09:09
Guaíra - SP

Drogas novo câncer da sociedade

Geral
Guaíra, 22 de outubro de 2016 - 07h24

Por Evaldo Gabriel

Muitas são as perguntas quando os pais descobrem que seus filhos tiveram o primeiro contato com drogas ilícitas. Normalmente ficam em estado de choque procurando culpar Deus e o mundo.

A família é imprescindível tanto na prevenção ao uso de álcool e outras drogas, como no tratamento das dependências. Na prevenção, é importante que a família promova um vínculo adequado com os filhos, tenha hábitos saudáveis de vida, dê todo o apoio possível – mas sempre estabelecendo os limites necessários – e promova atividades conjuntas, como almoçar ou jantar, sair, praticar esportes e lazer.

No caso das crianças, é importante lembrar que os pais são o modelo dos filhos. Assim, suas palavras e conselhos devem ser condizentes com sua conduta e atitude.

Nos casos de dependência, a participação da família no processo de tratamento é muito importante, pois ela também adoece junto com o indivíduo. É necessário buscar auxílio e orientação em grupos de ajuda mútua ou mesmo iniciar acompanhamento familiar especializado.

Fiscalização atuante do órgão de proteção à criança e adolescente na venda de produtos que causa dependência química e orientação em eventos é imprescindível para combater o início do uso de drogas. Há de se cuidar do broto, para que a vida nos dê flor e frutos.

 

Evaldo Gabriel – Radialista e Ex-Conselheiro Tutelar.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos