Dom - 27/05
27º 15º 16:41
Guaíra - SP

Educação municipal inicia período de aulas com transformações

Creches retornam nesta quarta (24). Unidades serão reformadas e, no planejamento do setor estão a construção da nova ETEC e todas as salas climatizadas até 2019

Cidade
Guaíra, 21 de Janeiro de 2018 - 10h59

O secretário de educação, Renato Moreira, concedeu entrevista ao Jornal O Guaíra na tarde desta sexta-feira (19), para anunciar o início das aulas dos CEIs (Centro de Educação Infantil) na próxima quarta (24) e apresentar todo o planejamento que o setor possui para a melhoria do sistema educacional do município.

As EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e CEMEIs (Centros Municipais de Ensino Infantil) iniciam o ano letivo no dia 1º de fevereiro. Como todas as unidades fecham para o feriado do carnaval, ao retornar, as crianças receberão os uniformes completos de verão e também os kits de materiais escolares. “Entregaremos mochila, um par de tênis, duas bermudas, duas camisetas e dois pares de meia para cada aluno, além do kit com lápis, borracha, apontador, caderno e livros de leitura”, explica Renato.

Não só os estudantes, mas as escolas também serão beneficiadas. As brinquedotecas e as bibliotecas serão reformuladas com novos materiais pedagógicos. “Estamos colocando tudo novo, livros, brinquedos e materiais esportivos”, completa.

Moreira destaca que a educação municipal está recebendo outros benefícios graças ao intermédio dos vereadores. “É através deles que estamos conquistando melhorias para os nossos alunos. A nossa Câmara também está buscando recursos junto a deputados e reivindicando transporte escolar, furgão e reformas”, afirma.

OBRAS

De acordo com o diretor da secretaria, diversas escolas do município passarão por reformas até o final do ano e até o final de sua gestão, todas estarão pintadas. Na creche CEI Olga Abdala Jabbour, a pintura já está sendo finalizada. “Colocamos um fogão industrial novo e estamos reformando os bancos e mesas do refeitório da unidade. Era o prédio que estava mais deteriorado”, acrescenta.

A EMEF Padre Mario Lano, que foi alvo de críticas no ano passado pelos problemas em sua cozinha, também está em obras. “O imóvel já está em estágio final de reforma devendo terminar na próxima semana. Era uma reivindicação antiga das cozinheiras”, diz o vice-prefeito. “A CEMEI Aurea Mendes também receberá pintura no próximo mês, durante os finais de semana, para não comprometer as aulas.”

Para os próximos meses, a administração pública pretende aumentar o muro da EMEF Vera Vitali. “Vamos deixá-lo mais alto para impedir a invasão de pessoas mal-intencionadas, que não são do nosso meio escolar. Será colocada concertina na escola inteira.”

O antigo prédio da unidade escolar da Cohab I também está na pauta de melhorias. “Vamos fazer praticamente ‘tudo’ por lá nos próximos três meses, porque destruíram. Lá será usado como CECON (Centro de Educação Continuada)”, aponta.

Já na Central de Alimentação, haverá uma reforma estrutural. “Será manutenção completa para melhorar os serviços dos funcionários”, expõe.

Através de uma intervenção com o deputado estadual Roberto Engler, o secretário destaca uma verba para aprimorar a estrutura da quadra da escola estadual Dalva Lelis. “Estamos conseguindo uma adequação, um pedido feito pela diretora Conceição e pelo Carlos Cipriano, inspetor de aluno e responsável por apresentar a pauta de reivindicação.”

ETEC

Através do deputado Engler, Guaíra está buscando verbas para a construção e vinda da ETEC para o município. Atualmente há uma sala descentralizada. Entretanto, com a unidade completa, haverá mais opções de cursos e capacitações, além de oportunidades de emprego para professores e novos funcionários.

Segundo Renato, o plano é construir um prédio para a Escola Técnica ao lado da escola da Cohab II. “Até o final do ano, pretendemos construir um prédio pra ETEC, com isso voltaríamos para a comunidade a escola Maria Auxiliadora, que é um pedido dos moradores do Bom Jesus e Reynaldo Stein. Havia um projeto para reformar onde está a sala descentralizada, mas, para adequar ficará muito caro e resolverá apenas o problema da ETEC, mas não para as crianças da região”, ressalta.

SALAS CLIMATIZADAS

Moreira confidencia que, até 2019, a secretaria de educação também planeja climatizar todas as salas de aula da rede municipal de ensino. “Vamos fazer licitação nesse ano. Provavelmente no segundo semestre, começam as instalações e, até o ano que vem, acredito que deixaremos todas as salas de aula climatizadas”, anuncia. “Esse é o planejamento para a nossa educação. O material já está tudo pago desde o ano passado e a verba deste ano será destinada à compra de ar-condicionado das escolas”, finaliza.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos