Seg - 18/06
26º 16º 22:16
Guaíra - SP

Frente Parlamentar realiza evento sobre Outubro Rosa nesta segunda (30)

Geral
Guaíra, 27 de outubro de 2017 - 09h35

Evento terá como objetivo esclarecer as prevenções do câncer de mama com depoimentos de pessoas que venceram a doença e palestra com o biomédico do HC de Barretos, Dr. Marcelo Almeida

Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher se reuniram com vereadores para concluir os detalhes do evento.

Na próxima segunda-feira, dia 30, a partir das 19h30, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher realizará, na Câmara Municipal, o evento “Prevenir é uma das melhores formas de lutar”, que tem como objetivo fechar as atividades do Outubro Rosa.

O evento contará com palestra do Biomédico Dr. Marcelo Almeida, da Fundação Pio XII, sobre as doenças que atingem as mulheres, orientações, principais prevenções e os tratamentos oferecidos.

Além disso, os organizadores estão convidando pacientes que tiveram câncer de mama e venceram a doença. Elas terão a oportunidade de contar suas experiências de vida e todos os procedimentos e cirurgias, até chegar à cura.

Para Maria Adriana de Oliveira Gomes, presidente da Frente Parlamentar, que também tem como membros Moacir João Gregório e Dra. Ana Beatriz Coscrato Junqueira, este encontro servirá como troca de experiências de vida. “Acredito que, em se tratando de assunto de saúde, todas as informações são importantes, ainda mais na prevenção. Por isso, quero convidar toda a comunidade para este evento que nada mais é do que uma forma de celebrarmos a vida”, disse.

Com apoio do Conselho da Mulher, a vereadora tem realizado um trabalho de informação e convidado a população nas Unidades de Saúde da Família.

OUTUBRO ROSA

O movimento Outubro Rosa busca conscientizar a população para a importância do diagnóstico e tratamento precoces do câncer de mama. Nos Estados Unidos, desde os anos 90, várias cidades e estados realizavam ações isoladas contra a doença no mês de outubro, que posteriormente se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. O laço rosa simboliza mundialmente a luta contra a doença e, com o tempo, vários países e empresas aderiram à campanha.

Atualmente, muitas cidades enfeitam ruas e praças com laços rosa, iluminam monumentos com a cor e realizam eventos de conscientização como corridas, cursos e mutirões para a realização de exames. Além dos controles tradicionais, como a mamografia, o autoexame também é fundamental para mulheres de todas as idades. Se notar qualquer sinal estranho, como caroços, nódulos, secreções, mamas avermelhadas ou com textura anormal, procure um médico especializado.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos