Sex - 21/09
31º 18º 00:39
Guaíra - SP

Guaíra busca retomada do programa Mais Educação

Geral
Guaíra, 9 de setembro de 2017 - 10h29

O presidente da Câmara, vereador Jorge Domingos Talarico e o Secretário de Educação Renato Moreira estiveram em reunião no FNDE e Ministério da Educação onde trataram da retomada do programa Mais Educação

O vereador Jorge Domingos, o Secretário de Educação Renato Moreira, e o Secretário Executivo do Ministério da Educação Felipe Sartori discutiram a retomada do programa Mais Educação

 

O vereador Jorge Domingos e o Secretário de Educação Renato Moreira com o Deputado Federal Paulo Freire, que pertence a bancada do PPS/SP

 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Domingos Talarico (PSDB), esteve em viagem a Brasília (DF) acompanhado do vice-prefeito e Secretário Municipal de Educação, Renato César Moreira. O motivo principal da viagem foi tratar assuntos relacionados com a área de Educação e também formalizar algumas solicitações junto a ministérios do Governo Federal.

Na capital do país, a primeira reunião ocorreu no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na ocasião eles reuniram-se com o Secretário Executivo do Ministério, Felipe Sartori Sigollo. Na pauta do encontro estiveram vários assuntos ligados à área e também à suspensão desde o ano de 2016 do repasse da verba do programa Mais Educação, que é um parceria entre os municípios e a esfera federal.

Por meio deste programa, o município recebeu até 2015 cerca de R$ 300 mil ao ano para serem investidos em quatro escolas municipais – Francisco Gomes de Souza, Vicencina Vacaro Morsoleto, Pe. Mário Lano e Vera Vitali – que desenvolvem o programa educação em tempo integral. Os valores repassados eram utilizados para manutenção de atividades extracurriculares, como a contratação de profissionais da área educacional.

Devido a problemas de prestação de contas no ano de 2016, último exercício da gestão anterior, o repasse do recurso foi suspenso porque a prefeitura de Guaíra encontra-se em situação inadimplente. A informação repassada pelo Ministério da Educação é que a prestação de contas foi feita após o prazo determinado, o que acarretou no corte da destinação dos valores.

A reunião serviu para que a atual administração tenha oportunidade de restabelecer este convênio e voltar a receber o recurso que é importante para que as escolas desenvolvam suas atividades. Tanto o Secretário Renato Moreira quanto o presidente do Legislativo, vereador Jorge Domingos, se comprometeram a trabalhar nos próximos meses para que isto seja realmente efetivado e Guaíra volte a receber estes recursos.

Outro pleito do município formalizado junto ao Ministério da Educação foi abertura de um novo convênio para a construção de uma creche. Existirá um trabalho para levantar a demanda de crianças em regiões onde existe a necessidade de uma unidade de ensino infantil. O último SENSO realizado já comprovou que houve um crescimento populacional, o que poderá favorecer esta solicitação de Guaíra junto ao órgão federal.

CONGRESSO NACIONAL

O presidente da Câmara, vereador Jorge Domingos e o Secretário de Educação Renato César Moreira, também cumpriram uma agenda no Congresso Nacional, onde encontraram-se com Deputados, dentre eles o Deputado Federal Roberto Freire, que pertence a bancada do PPS/SP.

Na ocasião, eles discutiram assuntos de interesse da comunidade guairense. “Nestas viagens vamos plantando reivindicações que no futuro iremos colher. Temos certeza que com muito trabalho e dedicação, as ações vão sendo concretizadas. Devemos sempre lutar e trabalhar pelo desenvolvimento de Guaíra e bem estar da nossa população”, afirmou Jorge Domingos.

O Secretário da Educação Renato Moreira avaliou como positiva a viagem a Brasília. “Acredito que como gestores públicos nós temos que ir atrás para resolver problemas e buscar as soluções para a nossa cidade. Foi uma viagem produtiva e agora vamos trabalhar para restabelecer este programa que será muito importante para nossas escolas em tempo integral”, afirmou ele.

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos