Ter - 19/06
27º 17º 07:46
Guaíra - SP

Guaíra entra para o novo mapa turístico de São Paulo

Geral
Guaíra, 24 de setembro de 2017 - 10h07

O município guairense foi incluído na categoria D, com papel importante no fluxo turístico regional

A atualização do Mapa do Turismo Brasileiro deixou evidente a força do turismo do estado de São Paulo. O número de municípios paulistas incluídos nesta nova versão da ferramenta quase dobrou, saltando de 222 para 432 destinos, dentre eles, Guaíra.

O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado na última quinta-feira (14) pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.

“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, trabalhamos para que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram desenvolver o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo.

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita pelo MTur em parceria com órgãos oficiais de Turismo dos estados e municípios brasileiros e instâncias de governança regional.

CATEGORIZAÇÃO

De acordo com o novo mapa, 147 municípios do estado estão nas categorias A, B e C, que contemplam aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Como exemplo, a capital São Paulo, Aparecida, um dos principais destinos de turismo religioso do país, Campos do Jordão, Santos, Guarujá, Embu das Artes.

Já Guaíra e outros 284 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto, possuem papel importante no regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos