Seg - 22/10
30º 19º 08:41
Guaíra - SP

Guaíra inicia lançamento de Metas do Programa Cidade Sustentável

O município enviou 160 indicadores à plataforma, atingindo 61% do objetivo

Cidade
Guaíra, 31 de Março de 2018 - 08h54

Na última terça-feira (27) aconteceu uma reunião do Plano de Metas do Programa Cidades Sustentáveis, na Sala Cinergia do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM), com a presença de vários setores do governo municipal e da sociedade civil.

De acordo com o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis, como Guaíra aderiu ao programaem 2017, significa um compromisso com o desenvolvimento do local e de seus moradores.

O município guairense, que está entre as 29 cidades do Estado de São Paulo que aderiram ao projeto, realizou o lançamento de 160 indicadores na plataforma, atingindo 61% do objetivo.

José Eduardo ressaltou a importância do trabalho que vem sendo levantado pelo programa Cidade Sustentável, pois só assim se terá um diagnóstico real situação de cada setor da prefeitura. “Este projeto será uma ferramenta de gestão para a prefeitura e para todas as secretarias. O principal compromisso será o diagnóstico das metas e o seu cumprimento. O Programa também dará subsídio aos órgãos de controladoria, como o Tribunal de Contas, que monitorará os nossos índices, com isso, teremos uma maior eficiência no governo”, notou.

Para a psicóloga do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e coordenadora do Programa Cidade que Educa, Mirian AyakoMiata, Guaíra deu o primeiro passo. “Estamos agora no processo de formular as metas da cidade e teremos três anos para cumpri-las. Há a necessidade de fazermos um programa representativo e democrático, dialogando, opinando, cuidando e fiscalizando. Uma cidade sustentável é feita com a participação de todos”, salientou.

Os indicadores da Cidade Sustentável estão disponíveis no site do Programa Cidades Sustentáveis, www.cidadessustentaveis.org.br, para consulta e pesquisa.

O PROGRAMA

O Programa Cidades Sustentáveis oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios.

O objetivo é sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

As cidades participantes ganham visibilidade em materiais de divulgação e nos meios de comunicação, têm acesso a informações estratégicas, trocam experiências com outros municípios, além de se constituírem como referências exemplares de desenvolvimento sustentável.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos