Ter - 24/04
29º 17º 21:37
Guaíra - SP

Iluminação pública volta a ser destaque no pronunciamento dos vereadores

Geral
Guaíra, 30 de setembro de 2017 - 09h47

Os parlamentares sugeriram a compra de caminhão, a troca por lâmpadas Led e até mesmo decreto emergencial para que o serviço ocorra com mais eficiência

Vereadores da oposição e também da base aliada voltaram a falar sobre os problemas que o município vem enfrentando com a falta de luz pelos postes das vias públicas. Durante seus pronunciamentos, ocorridos na última sessão ordinária, de 26 de setembro, eles apresentaram possíveis soluções para a atual situação da cidade.

O parlamentar Caio César Augusto, inclusive, comentou sobre suas indicações, que podem contribuir para a melhoria do setor. “Tenho que falar novamente sobre a iluminação. Fiz algumas indicações, até mesmo sobre a iluminação do Parque Maracá. Agora, quem for praticar esporte vai ver que ele está bem iluminado. Sabemos que Guaíra melhorou bastante nessa questão, mas também que tem que melhorar mais, nas nossas praças, nas ruas. Fiz também outra indicação para que se troque todas as lâmpadas por aquelas de Led, pois haverá grande economia. Sabemos que há vários municípios que já trocaram e deu certo. Tenho certeza que o prefeito vai atender”, declarou.

Caio ainda lembrou que as trocas de luz não foram iniciadas por causa da burocracia. “Guaíra já trocou 1.007 pontos de luz, mas acabou-se a licitação e continua queimando. Detectamos que realmente está queimando postes e no dia 29 de agosto foi feita outra licitação, que infelizmente fracassou. As empresas que participaram não trouxeram documentação adequada, marcou-se uma nova licitação, que aconteceria no dia 22 de setembro, mas ocorreu a mesma coisa. As firmas participaram e fracassaram por falta de documentos”, contou.

Entretanto, mesmo sendo da base aliada, o vereador contou o que viu ao andar por Guaíra à noite. “Faço um pedido ao prefeito para que baixe um decreto de urgência e que seja contratada uma empresa para trocar essas lâmpadas. Porque, daqui a pouco, serão mais mil lâmpadas e Guaíra vai voltar à escuridão novamente. Por exemplo, se você andar em um quarteirão que tem três postes, tem locais que dois deles estão queimados. Realmente a rua fica escura e isso pode acarretar em problemas, e a criminalidade é um deles”, disse.

A parlamentar Maria Adriana Gomes destacou que há muitas vias da Vila Aparecida que estão com os postes apagados e pediu medidas rápidas para o prefeito. “O vereador Caio tem razão. Nós sabemos da questão da licitação. Então, peço e reforço o pedido para que se faça decreto emergencial. O que não pode é deixar escuro como está, na porta dos idosos, estudantes que voltam de madrugada, mulheres que saem à noite para trabalhar. De alguma forma esse decreto precisa sair, porque a população passou muitos endereços, que foram repassados ao Jorginho Cruz. Ele disse que vão arrumar assim que conseguirem a licitação.”

Líder do governo na Câmara, Edvaldo Morais confirmou a situação, mas alegou que está melhor que na gestão passada. “Toda sessão a gente fala sobre a iluminação. Quero dizer que Guaíra de hoje está muito melhor do que no passado. O prefeito Sérgio ficou quatro anos e não conseguiu trocar as lâmpadas da cidade inteira. O prefeito José Eduardo, com seis meses, trocou todas as lâmpadas que estavam queimadas. Todas”, anunciou.

Porém, o edil também sugeriu medidas para a eficiência na troca das lâmpadas. “Vou reiterar o pedido que fiz ao prefeito: compre um caminhão para trocar as luzes do município e terceiriza apenas a mão-de-obra. Colina pagou R$ 140 mil em um veículo desses e já, já, vai terminar a licitação e eles vão usar o caminhão da prefeitura. Aí, acaba com essa história de esperar licitação. Vamos comprar o caminhão e resolver de uma vez por todas o problema de lâmpada no nosso município”, finalizou.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos