Ter - 19/06
27º 17º 07:47
Guaíra - SP

“Novembro Azul” oferece aos homens exames nas Unidades de Saúde da Família

Agora
Guaíra, 15 de novembro de 2017 - 10h07

A ação será voltada para o público masculino com idade acima de 40 anos

A fim de conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde e realizar exames preventivos regulares, a Prefeitura de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à Campanha Novembro Azul. O mês foi escolhido, pois neste sábado (17) será celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

De acordo com Priscila Maria Lélis Henrique, chefe do Departamento de Atenção Básica, estão previstas ações sobre a importância da prevenção e os cuidados com o câncer de próstata e outras doenças que afligem os homens, além da apresentação dos serviços ofertados pela rede municipal de saúde e outras ações educativas.

A intenção é criar um vínculo entre o homem e a USF de seu bairro, para que ele procure a rede de saúde para fazer a prevenção de doenças e não apenas o tratamento quando já estiver enfermo. “A mulher faz o preventivo de câncer de colo de útero, exame clínico das mamas e o pré-natal. Mas, os homens não costumam procurar as unidades para a prevenção. Eles vêm até a USF, geralmente, para tratar de doenças. Queremos ofertar os serviços a eles, mostrarmos a importância do cuidado integral com a saúde e criarmos um vínculo”, explicou.

Os profissionais de saúde pretendem fazer o acolhimento ao homem averiguando não apenas os exames necessários ao diagnóstico precoce e combate do câncer de próstata; mas também a conscientização sobre a importância de exames regulares; da vacinação em dia; da prática de atividade física; da participação nos grupos de atividades para controle do tabagismo, hipertensão, diabetes, entre outros serviços, disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde.

Nas Unidades da Saúde da Família, os homens podem marcar uma avaliação médica e se necessário a realização do exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA), usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata.

Confira as USF’s: José Adalberto Lelis Garcia (Bairro Tonico Garcia); Cabo Agnaldo Soares Barbosa (Bairro João Vaccaro); Antônio Manoel da Silva (Jardim Eliza); João Bosco Lelis (Nádia); Tarcísio Barini (Vivendas); Dr. José Vilela Junqueira (Bairro Vila Aparecida).


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agora
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos