Qui - 20/09
28º 19º 12:01
Guaíra - SP

Palestra de biomédico surpreende participantes durante evento na Câmara

Geral
Guaíra, 1 de novembro de 2017 - 10h18

Dr. Marcelo Almeida, biomédico da Fundação Pio XII, repassou orientações essenciais de prevenção e cuidados contra os cânceres de mama e colo de útero

Foi realizado na Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (30), o evento “Prevenir é uma das melhores formas de lutar”, fechando as atividades do Outubro Rosa, através da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher e com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Participantes lotaram o plenário da Casa de Leis, que também recebeu o Coral Raízes da 3ª Idade, encantando os convidados com suas músicas.

A presidente da Frente, Maria Adriana Gomes iniciou a cerimônia convidando à mesa diretora: a presidente do CMDM, Elisete Queli Tomé; o presidente do Legislativo, Jorge Domingos Talarico; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elaine Olivério Lelis; o biomédico da Fundação Pio XII, Dr. Marcelo Almeida; e Rosimeire Silva, paciente que enfrenta o câncer de mama.

Participaram ainda os vereadores Dra. Ana Beatriz Coscrato Junqueira, José Reginaldo Moretti, Caio Cesar Augusto, Danilo Barbosa e Moacir João Gregório.

Durante o encontro, o biomédico surpreendeu os convidados com informações essenciais para a prevenção contra os cânceres de mama, colo de útero e de toda a região íntima originados pelo HPV, doença sexualmente transmissível.

“Com essa palestra, temos o intuito de abordar, de uma forma mais simples, tudo sobre o câncer do colo uterino e de mama, mostrando não somente orientações de quando procurar o médico ou posto de saúde, mas também sobre cuidados que a mulher deve ter em relação à sua própria mama, tudo isso voltado mais uma vez para este mês de outubro, momento de conscientização sobre este câncer que mais acomete óbito nas mulheres”, aconselhou Dr. Marcelo.

O profissional do Hospital de Câncer de Barretos apontou alguns casos e tirou dúvidas dos participantes, que se envolveram com a palestra e questionaram diversos pontos apresentados. “Tiramos qualquer dúvida sobre se cuidar, como fazer exame e orientações para diminuir ao máximo essa neoplasia. Meu recado é para mulheres a partir de 40 a 49 anos, para que realizem exames mamográficos todos os anos e dos 50 a 69 a cada dois anos. É importante levar o cartão SUS, RG, CPF e comprovante de residência. Mulheres que não conseguirem em Guaíra podem ir a Barretos, fazemos gratuitamente.”

O encontro ainda contou com o depoimento de duas mulheres que enfrentaram o câncer de mama, como a Dona Maria Queli Cesar e também com a participação do Coral Raízes 3ª Idade, que emocionou a todos com suas músicas e performance.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos