Prefeito interinoinspeciona atendimento do Pronto Socorro à população

Entre elogios aos serviços prestados pela equipe de funcionários, Renato Moreira também ouviu reivindicações, como a necessidade de resultados de exames laboratoriais após às 17h e melhorias na estrutura do prédio

Cidade
Guaíra, 28 de julho de 2018 - 07h35

 

 

 

 

 

 

Para analisar a satisfação da população guairense com o atendimento público, através de meta estipulada com o chefe do executivo licenciado José Eduardo, o prefeito interino Renato Moreira fez uma visita surpresa ao Pronto Socorro Municipal na tarde da última quarta-feira (25).

No local, ele foi recebido pela chefe do setor, Adriana Blasque, pelo enfermeiro padrão, Anderson Aparecido de Lima (Fininho) e demais funcionários, com a intenção de verificar “in loco”, no horário de pico – por volta das 18h –, a qualidade na prestação de serviço aos pacientes.

A equipe do PS apresentou, além das instalações do imóvel, a quantidade de equipamentos utilizados nos procedimentos médicos e também a questão de insumos e medicamentos que estão à disposição dos profissionais.

“Atualmente, o Pronto Socorro realiza, por dia, uma média de 175 atendimentos. No mês são mais de 5 mil, de urgências e emergências”, exibiu Adriana.

Em contato com Paula Donizete, auxiliar de enfermagem, responsável pelo estoque da unidade, o prefeito foi informado que não faltam remédios ou materiais, como gaze, algodão, esparadrapo, seringas e outros. “Também está completo o estoque de soros contra mordeduras de animais e picadas de cobras e escorpiões, dentre outros animais peçonhentos”, acrescentou.

Renato ainda pôde vistoriar as ambulâncias que atendem a comunidade e constatou que, hoje, os veículos estão em perfeitas condições para uso e totalmente equipados para emergência.

Não foram expostos somente os pontos positivos. A chefe do local mostrou alguns problemas estruturais que precisam de reparos, como a substituição de alguns vidros quebrados, além de uma nova pintura do imóvel, que não passa por melhorias há anos.

Outra questão que o governo deve se atentar é referente à falta de resultados de exames laboratoriais dos pacientes após as 17h, em virtude do laboratório contratado para o serviço encerrar o expediente neste horário, restando muitas vezes ao cidadão ter que pagar pelo exame em clínicas particulares.

O enfermeiro Anderson sugeriu a Renato Moreira para que providencie a compra de mais exames do laboratório contratado, deixando uma espécie de “estoque”, para ser usado quando o PS necessitarem horários adversos, já que unidade atende 24h.

Opinião pública

No contato que manteve com a população, Renato ficou satisfeito com as palavras de carinho e de aprovação ao atendimento. O aposentado Ataíde Paiva, relatou: “Cheguei aqui faz meia hora. Já passei pela médica, já fui na Santa Casa, fiz o Raio X, o resultado acabou de chegar e já fui chamado novamente. O atendimento é rápido e o pessoal muito atencioso. Não tenho o que reclamar.”

A munícipe Miriam Cristina de Oliveira, moradora da Cohab II, estava acompanhando sua avó dona Marlene Borges, no momento em que foi abordada pelo prefeito. “Minha avó sempre foi muito bem atendida aqui e eu também não tenho do que reclamar, todas as vezes que precisei fui muito bem atendida. Aqui está muito bom”, contou.

O jovem Douglas Aparecido Elias, morador do Campos Elíseos, havia sofrido um acidente no local de trabalho e estava passando por atendimento. Ele também elogiou. “Cheguei aqui, o médico já me chamou. Já fiz o raio X e já fui atendido novamente. Graças a Deus não foi nada grave. Tudo muito rápido e com pessoal atencioso. Estão de parabéns”, finalizou.

Renato Moreira comentou a reação das pessoas. “Sabemos que precisamos melhorar, mas pelo que vimos e ouvimos nestas visitas, tanto aqui no Pronto Socorro como no PSF do bairro Tonico Garcia, verificamos que a população está aprovando a nossa forma de conduzir a saúde, através do trabalho do Secretário Jorge Uatanabe do Prado e toda sua equipe de servidores. É claro que vai haver quem reclame, mas estamos fazendo de tudo para errar o menos possível e a grande maioria da população já percebeu esta nossa forma de trabalhar para o bem comum”, enfatizou.

Uma sugestão que já foi implantada no PS e que toda a população pode ajudar é a “caixa de sugestões”. “Nós colocamos no Pronto Socorro esta caixa para que o cidadão avalie o atendimento da unidade de saúde, faça críticas se necessárias, mas que também elogie caso verifique que o atendimento foi satisfatório, pois assim todos irão se empenhar ainda mais no serviço. Vamos colocar as caixas de sugestões em outras unidades de saúde para sabermos a opinião pública sobre os postinhos de saúde também”, encerrou Renato.


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