Prefeitura intensifica dedetização nas unidades escolares do município

Escorpião foi encontrado no Centro de Educação Infantil “Dirce Barros Lelis”. Unidade será totalmente dedetizada neste final de semana

Geral
Guaíra, 26 de maio de 2018 - 09h44

 

 

 

 

 

 

A Administração Municipal, por meio da Diretoria de Educação, Cultura e Esportes, está realizando um amplo trabalho de combate a insetos e animais peçonhentos nas unidades escolares da rede pública do município.

Recentemente foi registrado um caso de picada de escorpião em um aluno na Escola Vicencina Vaccaro Morsoletto, sendo que a vítima foi prontamente socorrida e atendida. Porém, em virtude da responsabilidade que rege o Governo Municipal, preventivamente decidiu-se por dedetizar todas as unidades escolares da cidade como as CEIs, CEMEIs e EMEFs.

Nesta última quarta-feira (23), um escorpião foi encontrado no Centro de Educação Infantil “Dirce Barros Lelis” e por isso a unidade será totalmente dedetizada durante este final de semana.

De acordo com a prefeitura, cabe ressaltar a importância da participação de toda comunidade para evitar a proliferação destes insetos e animais. Medidas simples podem auxiliar no combate a estes animais, tais como: Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha; Rebocar paredes e muros que apresentem vãos e frestas; Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos que servem de alimento aos escorpiões; Realizar roçagem de terrenos; dentre outras iniciativas individuais.

O que fazer caso alguém seja picado por escorpião: A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada, entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjôo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até, risco de morte.

Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são: Lavar o local da picada com água e sabão; Manter o local da picada voltado para cima; Não cortar, furar ou apertar o local da picada; Beber bastante água; Ir o mais rápido possível a um pronto-socorro ou ligar para o SAMU 192.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente