Ter - 18/09
27º 18º 10:24
Guaíra - SP

Problema em poço profundo provoca queda de pressão de água em bairros

Falta de água foi registrada em algumas regiões da cidade no início da noite de sábado (11). DEAGUA descartou início de racionamento e já está tomando providências para retornar à normalidade

Cidade
Guaíra, 14 de agosto de 2018 - 10h58

Poço profundo da rua 26 com a avenida 5 apresentou defeito no final de semana gerando falta de água em bairros próximos

 

 

 

 

 

 

 

No início da noite do último sábado, 11, moradores da região do bairro Aniceto Carlos Nogueira perceberam uma queda na pressão no fornecimento de água. Por volta das 19 horas, o abastecimento foi parcialmente suspenso, retornando cerca de uma hora depois.

A suspensão ligou o sinal de alerta na comunidade que, devido ao período de estiagem, pensou que Guaíra já estivesse entrando na lista de municípios com racionamento. Entretanto, segundo informou o diretor do Departamento de Esgoto e Água de Guaíra (DEAGUA), Lucas Fronner, a falta de água não tem relação com a estiagem, mas sim por problemas detectados no painel de controle do poço artesiano da avenida 5 com a rua 26.

A ausência de bombeamento deste poço causou a queda na pressão e o consequente corte de água em algumas regiões abastecidas pelo mesmo. A falha no sistema foi detectada já no domingo (12) e a autarquia tomou medidas para solucionar a situação, convocando seus servidores para que ações fossem realizadas no sentido de evitar uma ocorrência maior.

Na manhã de ontem, 13 de agosto, os reservatórios já estavam abastecidos. “A Estação de Tratamento de Água e o poço artesiano do bairro Tonico Garcia estão trabalhando no sentido de suprir o poço da Avenida 5, que neste momento encontra-se desligado para passar pela manutenção”, destacou Lucas, informando ter mantido contato com a empresa responsável por fornecer as peças para manutenção.

O diretor ainda ressaltou que não existe risco de desabastecimento na cidade, mas, como a manutenção deve demorar alguns dias, é preciso que exista cooperação por parte da população, principalmente os moradores de bairros da região do Aniceto Carlos Nogueira, abastecidos justamente por este poço paralisado.

A orientação é evitar atividades que demandem uso intenso de água e em grande quantidade. “O consumo elevado nestas localidades pode interferir no abastecimento em bairros mais afastados de nossa cidade. Neste momento, é preciso que tenhamos um espírito de colaboração, para que toda a população possa manter-se abastecida sem gerar maiores transtornos”, ressaltou Fronner.

Ainda na tarde de ontem, o DEAGUA informou que a cidade estava com 70% da capacidade de reserva de água no reservatório da Rua 24 com as Avenidas 7 e 9; e do bairro Jardim Elisa a 100%, com o poço artesiano do bairro Tonico Garcia e Estação de Tratamento de Água operando normalmente. “Mesmo normalizando, a orientação é a que a população evite exageros e desperdício de água”, finalizou.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos