Sex - 17/08
28º 16º 19:44
Guaíra - SP

Reação de moradores faz com que Posto do Guaritá retorne às atividades

Geral
Guaíra, 29 de Maio de 2016 - 10h02

Os moradores rebateram as declarações da secretária de saúde Jussara Soler, que afirmou ter sido “boato” o caso do fechamento

 

Alguns moradores do Bairro São José do Albertópolis entraram em contato com a redação do jornal O Guaíra, na tarde desta sexta-feira, 27, para confirmar que o posto de saúde do Guaritá voltará ao seu funcionamento normal a partir de amanhã, 30.

Os residente receberam a notícia após terem denunciado que o local estava fechado desde segunda-feira (23) com a transferência da única funcionária para o PSF do Nádia, em Guaíra.

“Soubemos da prefeitura que a partir desta segunda a Luzia retornará ao atendimento e na terça ou quinta receberemos um médico. O vereador Moretti esteve aqui no bairro e confirmamos para ele que as portas do posto estavam fechadas desde segunda”, destaca o denunciante.

Os moradores ainda rebateram as declarações da secretária de saúde, Jussara Soler. “A Jussara estava falando que essa notícia de fechamento era boato. Mentira, não foi boato não. Realmente esteve fechado e a Luzia havia sido reconduzida para uma unidade na cidade. Mas, acreditamos que com a nossa manifestação, a prefeitura voltou atrás com a decisão”, destacaram.

 

O CASO

No início desta semana, os próprios habitantes do Guaritá declararam que o posto de saúde da região estava com suas portas fechadas por consequência da transferência de sua única funcionária, responsável pela triagem, encaminhamentos, agendamento para consultas e acompanhamento de ambulância, para o PSF do Nádia.

Os vereadores se posicionaram na Câmara e os guairenses compartilharam a denúncia pelas redes sociais. A repercussão foi grande e ainda na manhã de quarta-feira, a prefeitura divulgou nota negando que o local havia fechado, que apenas a médica havia sido transferida para Barretos e que tudo voltaria à normalidade em julho, já que os médicos que faziam a sua cobertura, “Dr. Wellington e Dr. Jorge Massaro, não poderiam deixar as Unidades de Saúde sob sua responsabilidade para se deslocarem até o Guaritá, porque isso deixaria descoberta às áreas urbanas onde os mesmos atendem”.

Após a manifestação dos moradores, inclusive tendo procurado veículos de comunicação televisivos, a prefeitura anunciou o retorno do posto para esta segunda-feira (30).


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos