Qua - 17/10
32º 22º 03:56
Guaíra - SP

Saúde altera calendário de vacina para Varicela, HPV e Meningo C

Pais e responsáveis devem se atentar para as novas alterações e levar crianças e adolescentes para atualizarem suas cadernetas de vacinação

Cidade
Guaíra, 2 de Março de 2018 - 10h19

Nesta semana, o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde alterou o calendário de algumas vacinas, no número de doses e idades dos favorecidos, alertando para que pais e responsáveis fiquem atentos quanto às mudanças.

De acordo com informações repassadas pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Guaíra, Ana Carolina Minoda, as alterações estão relacionadas para a imunização da Varicela (catapora), HPV e Meningo C.

As Unidades de Saúde da Família continuam normalmente com as vacinações sendo realizadas entre 7h30 e 15h30, para qualquer pessoa que queira atualizar a caderneta. Interessados devem buscar a USF mais próxima de sua residência.

Se antes a de Varicela era de apenas uma dose aos 15 meses da criança, agora passará para duas doses, acrescentando a segunda de 4 até 6 anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias).

Conforme explica o setor, a vacinação contra catapora visa corrigir possíveis falhas vacinais da primeira dose, assim, os pequenos devem ser imunizados, principalmente aqueles que estão na idade limite para receber as vacinas, ou seja, os que estão prestes a completar 7 anos. Uma única dose tem eficácia de 76% a 85%, já com as duas, a proteção fica próxima de 100%.

Outra novidade importante no Calendário Nacional de Vacinação em 2018 é a ampliação da oferta da vacina meningocócica C conjugada para a faixa etária de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). No ano passado, a vacina passou a ser administrada em meninos e meninas de 12 e 13 anos de idade para reforçar a proteção recebida na infância, quando a criança é imunizada com doses aplicadas aos 3 meses, aos 5 meses e com 1 ano de idade. Agora, quem tem 11 e 14 anos também será beneficiado.

A Vigilância explica que o ser humano pode portar a bactéria que causa a doença meningocócica sem desenvolver os sintomas, mas ainda assim transmiti-la. Foi introduzido, então, o reforço na adolescência, para manter a proteção desse grupo por mais tempo, reduzindo também o número de portadores assintomáticos da bactéria.

A idade para a vacinação contra HPV também mudou, passando para meninos e meninas de 11 a 14 anos. A imunização segue o esquema de 2 doses (0 e 6 meses), ou seja, a segunda dose é administrada seis meses após a primeira, com a recomendação de que o esquema vacinal seja completado o mais rápido possível e que o intervalo entre uma outra seja de 12 a 15 meses, para garantir uma boa produção de anticorpos.

Em Guaíra, a atualização da carteira de vacinação acontece nas Unidades dos bairros: Jardim Eliza, USF Antônio Manoel da Silva; Jardim Nádia, USF João Bosco Lélis; João Vacaro, USF Cabo Agnaldo Barbosa Soares; Vila Aparecida, USF José Vilella Junqueira; Tonico Garcia, USF José Adalberto Léllis Garcia; e Vivendas, USF Tarcisio Barani.

FEBRE AMARELA

Por não haver casos confirmados na cidade, Guaíra não iniciou campanha de imunização contra a febre amarela. Porém, as USFs continuam com a vacinação normalmente para aqueles que nunca se imunizaram contra a doença. A vacina que combate a doença está disponível como rotina para pessoas de 9 meses até 60 anos de idade que não tenham nenhuma contraindicação.

 

VACINA ANTES AGORA ESQUEMA VACINAL
Varicela 1 dose aos 15 meses 1ª dose aos 15 meses e a  2ª dose aos 4 anos, sendo a idade máxima de 6 anos, 11 meses e 29 dias. 1ª dose aos 15 meses (SCR + Varicela ou Tetra Viral)

2ª dose aos 4 anos com a vacina Varicela Atenuada

Meningo C Adolescentes na faixa etária de 12 a 13 anos Adolescente de 11 a 14 anos Um reforço ou dose única na faixa etária de 11 a 14 anos
HPV Meninos de 12 a 13 anos Meninos de 11 a 14 anos 2 doses com intervalo de 6 meses entre elas (0 e 6 meses)

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos