Ter - 21/08
31º 18º 20:50
Guaíra - SP

Termina hoje o prazo para emitir e regularizar título antes das eleições

Quem não votou, nem justificou ausência nas últimas três eleições deve procurar o Cartório, assim também como eleitores que desejam transferir o título ou pessoas que completam 18 anos até 7 de outubro, dia do 1º turno

Cidade
Guaíra, 9 de Maio de 2018 - 10h17

 

 

 

 

 

 

 

Termina hoje, 09 de maio, o prazo final para o alistamento eleitoral (primeiro título), revisão e transferência de título, e regularização de qualquer pendência, para fins de votação nas próximas eleições gerais de outubro deste ano.

O Cartório Eleitoral (CE) de Guaíra funcionará das 09h às 18h, com distribuição de senhas e atendimento por ordem de chegada. Interessados deverão levar documento oficial com foto, CPF e Título Eleitoral se tiver, e um comprovante de residência recente em seu nome ou de parente próximo, todos em sua via original.

Os funcionários do local relembram que serão priorizados apenas estes procedimentos e que o cadastramento biométrico, como não será exigido no processo eleitoral de 2018 no município, retornará apenas em novembro.

“A biometria em Guaíra, apesar de obrigatória, ainda não tem data fixa para terminar, ou seja, quem estiver com o título eleitoral regular, sem qualquer pendência, e não fizer o cadastro biométrico poderá votar normalmente”, afirma o cartório.

Quem não votou e nem justificou ausência nas últimas três eleições teve título cancelado e deve procurar o Cartório para regularizar a situação. O eleitor que completa 18 anos até 7 de outubro, dia do 1º turno, também precisa emitir o título eleitoral até a data de hoje. Esse também é o prazo para quem mudou de endereço e deseja transferir o título eleitoral e para pessoas transgênero que queiram mudar o nome social.

BIOMETRIA

A partir do início do mês de novembro de 2018, o cadastramento biométrico no município voltará a ocorrer, assim como os demais serviços eleitorais relativos ao título de eleitor como revisão, transferência e segunda via.

“A segunda via poderá ser realizada até 27 de setembro de 2018 na própria Zona Eleitoral do interessado. Para requerer a segunda via em outra Zona Eleitoral, o interessado poderá fazê-lo até 08 de agosto de 2018”, informa o Cartório.

VIA DIGITAL DO TÍTULO

A partir deste ano, o eleitor terá acesso a uma via digital do título eleitoral por meio de um aplicativo lançado pela Justiça Eleitoral. O app está disponível nos aparelhos Android e iOS. É possível ver a seção e a zona eleitoral do eleitor, bem como a situação biométrica (se a biometria foi coletada ou não), a situação eleitoral (se está regular ou não) e a quitação eleitoral (se está quite ou não). Porém, o e-Título substitui o documento oficial com foto (RG, CNH, carteira de trabalho etc) apenas quando o aplicativo mostra a foto do eleitor e quando a coleta da biometria já foi realizada.

ELEIÇÕES – O 1º turno ocorre daqui a cinco meses, no dia 7 de outubro. Se nenhum dos candidatos a presidente ou governador tiver mais da metade dos votos válidos, o 2º turno deve ocorrer em 28 de outubro. Os eleitores votam neste ano para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. O voto é obrigatório no Brasil. Apenas eleitores que têm menos de 18 anos ou mais de 70 anos não precisam votar. O voto também é facultativo para analfabetos.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos