Trabalhadores têm até 30 de junho para sacar o PIS referente a 2015

Agora
Guaíra, 23 de junho de 2017 - 09h54

O prazo para saque do benefício encerra no fim deste mês e os valores podem chegar a R$ 937,00; veja se você tem direito

Os trabalhadores que ainda não fizeram a retirada do abono salarial Pis/PASEP devem correr para poder conseguir sacar o benefício. O prazo para retirada dos valores vai encerrar no próximo dia 30 de junho e, até então, o governo não sinalizou se esse período poderá ser estendido por mais dias. Quem não fizer o saque do abono salarial até o final do prazo determinado perde o direito ao benefício. O motivo é que o abono salarial não acumula para os próximos períodos e o dinheiro retorna para os cofres públicos.

Os benefícios que estão sendo pagos até o dia 30 de junho são referentes ao PIS/PASEP que tem como ano-base 2015.

Para ter direito ao dinheiro, a pessoa precisa ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada no ano de 2015. Os valores para saque podem variar dependendo do tempo trabalhado neste ano. As pessoas que tiverem trabalhado o ano todo terão direito ao benefício integralmente, ou seja, o correspondente a um salário mínimo vigente. Caso contrário, o valor vai depender do período trabalhado pela pessoa. Se o tempo trabalhado for de 30 dias, a pessoa fará jus a 1/12 avos do salário mínimo; caso tenha trabalhado 60 dias, receberá o correspondente a 2/12 avos e assim sucessivamente.

Essas mudanças aconteceram recentemente. Na regra anterior, a pessoa que trabalhasse por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base de referência já teria direito ao recebimento do PIS/PASEP de maneira integral.

No entanto, com as novas regras impostas pelo Governo Federal, o benefício passou a ser pago proporcionalmente ao período trabalhado.

Para realizar o saque do dinheiro, o trabalhador cadastrado no PIS precisa procurar a agência da Caixa Econômica Federal. Caso tenha o cartão cidadão, poderá retirar o benefício nas agências dos correios ou diretamente nos caixas eletrônicos. Já os cadastrados no PASEP poderão retirar o dinheiro somente nas agências do Banco do Brasil.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agora
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente