Sex - 21/09
30º 18º 06:36
Guaíra - SP

Alessandro Camilo assume Diretoria de Esportes por 90 dias

Em entrevista ao Jornal O Guaíra, o novo diretor conta como pretende trabalhar nesses três meses à frente do setor e alavancar novamente as competições municipais e as escolinhas de bairro

Esporte
Guaíra, 10 de Fevereiro de 2018 - 08h17

 

Com mais de 20 anos de experiência na área, inclusive como coordenador de esportes do município, Alessandro Camilo, que também é empresário, bacharel em Educação Física e em Nutrição, assumiu a diretoria de esportes do município desde a última terça-feira (06).

O setor estava sob coordenação do secretário de educação, Renato Moreira, que decidiu, juntamente com o prefeito José Eduardo, entregar a pasta por 90 dias para que Alessandro possa reestruturar o esporte guairense.

Camilo acumulará duas funções, já que é diretor do departamento de Lazer, tendo sob responsabilidade o CSU e Centro de Lazer. “Continuo recebendo como diretor de lazer. Vamos fazer uma transformação, uma reestruturação na diretoria durante esse período para melhorar o esporte. Guaíra está passando por um momento muito crítico de queda de arrecadação. Então, temos que fazer mais com menos. Esses 90 dias serão de transformação em termos estruturais e em retorno de atividades”, revela o educador físico, em entrevista ao Jornal O Guaíra.

Em três meses, ele pretende fazer muito pela área esportiva. “Temos que voltar às atividades dos funcionários do quadro efetivo, com as escolinhas de bairros, as mudanças da sede da coordenadoria de esportes. Temos um prédio que fica anexo ao Complexo Esportivo Ramize Elias, precisamos reformá-lo para mudar pra lá… Essas são algumas das coisas”, expõe.

TAÇA EPTV

De acordo com Alessandro, a equipe para a Taça EPTV de Futsal 2018 já está montada e em treinamento. “Fiquem tranquilos com relação à taça, tem uma equipe que está sendo organizada, com adolescentes e com sub-21, todos de Guaíra. Inclusive essa semana já treinaram. Estamos em conversa com eles, eles já jogaram por Guaíra na JOJUESP, Copa São Paulo e foram receptivos em participar da taça.”

Mas, o diretor aponta que não é somente a competição que importa, pois, se não houver uma continuação dos trabalho, a participação se torna em vão. “O grande mérito do esporte é você deixar algum legado, então, não acredito que contratar equipe de fora vai resolver nossos problemas. Temos que fortalecer o que temos aqui. E, se não tiver sequência não adianta sermos campeões, vice, terceiro lugar. Temos que fazer um investimento na modalidade, pelo menos na minha visão, temos que arrumar nossa casa primeiro, organizar, vamos participar sim, com os meninos de Guaíra. Vamos levantar a autoestima deles para estarem preparados. Todas as semanas terão amistosos com equipes da região se prepararem”, declara.

ESCOLINHAS DE BAIRRO

Uma das principais metas de Camilo nesses três meses de gestão é o retorno das escolinhas de bairro. “As escolas de bairro são as meninas dos olhos de todos, porque acredito, por ter minha formação na área esportiva, por ser pai, que se não tiver trabalho bem feito e organizado a gente não consegue tirar essas crianças da rua, dos maus caminhos. Acredito que o esporte é uma importante ferramenta para você conseguir tirar as crianças do mundo das drogas, álcool e ainda oferece oportunidades. Várias crianças que nunca tiveram oportunidade de viajar ou conhecer uma realidade diferente daquela que vivem, agora, com as escolinhas, elas vão conseguir. Se vão virar atletas ou não é outra coisa, mas vão se formar cidadãos.”

E o diretor é enfático ao confirmar as escolinhas dentro desse seu período de trabalho. “Dentro desses 90 dias as escolinhas estarão funcionando, nossa meta é conseguir deixa-las prontas, estamos organizando o chamamento de professores para pontuar as escolinhas nos bairros, nos pontos esportivos”, admite.

Sobre a situação das quadras, Alessandro conta: “tem muita coisa que está pronta, mas tem muita coisa que precisa recuperar, pois o vandalismo é muito grande. Na medida do possível vamos tentar recuperar as quadras, vamos voltar ao cronograma de reformar e ocupá-las.”

“O que me deixa tranquilo foi a conversa que tive com prefeito e vice-prefeito; a visão que eles têm em relação ao esporte, é o momento de virarmos nosso olhos para dentro de Guaíra, nosso investimento maior será nas atividades para dentro da cidade, promovendo festivais, pequenas competições, movimentar bairros, o momento é de fazer o trabalho interno. Não deixaremos as competições externas de lado, mas nosso foco estará aqui dentro, investir na base para as crianças, jovens e adolescentes”, ressalta.

OUTRAS MODALIDADES

Para Camilo, não é só o futebol o foco de sua administração. “A nossa preocupação é com todas as modalidades. No verão saúde já fechamos e trouxemos o skate para compor as competições, a gente quer levar esse clima de parceria para frente, a gente quer fortalecê-lo, trazer mais competições. No vôlei, no baquete, jiu-jitsu, judô, tudo o que for esporte, dentro do parâmetro da questão financeira, vamos continuar apoiando normalmente.”

LEI DE AUXÍLIO

Além disso, a diretoria pretende, ainda neste ano, colocar uma lei municipal em prática, que dará um auxílio aos atletas guairenses que representam o município em competições externas. “Existe uma lei, que vamos organizar nos próximos dias, que é uma lei de auxilio, que esses atletas precisam e que legalmente hoje não temos condições de dar. Ela foi organizada em 2015 e quando estiver preparada teremos condições legais de apoiar esses esportistas no levantamento de peso, rodeio, etc., todas as modalidades. A gente sentou com o vice-prefeito Renato e estamos organizando a minuta legal para colocar esse decreto para ‘rodar’, que permite um auxílio de 50 a 500 reais.”

UNIÃO

Finalizando a entrevista, Alessandro pede o apoio da população e de todos os interessados no esporte. “Esse é o momento de se unir e tentar alavancar o esporte novamente, teremos no dia 18 de fevereiro o campeonato Bola 9, além de muitas coisas boas, a cidade estará mais movimentada no quesito esportivo e queremos fazer a Guaíra respirar o esporte novamente”, encerra.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Esporte
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos