Sex - 22/06
27º 15º 04:29
Guaíra - SP

UNIFAFIBE está entre os 5 melhores do Estado de São Paulo segundo Inep

Centro Universitário conquistou conceito 4 no IGC, o que o coloca em 1º lugar da região e entre os 30 melhores do país. Cursos de Estética e Cosmética e Engenharia Agronômica são respectivamente 2º e 3º melhores

Geral
Guaíra, 9 de dezembro de 2017 - 15h49

No dia 24 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou dois dos seus Indicadores de Qualidade da Educação Superior, referente ao ano de 2016. Foram apresentados os dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) – indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação –, e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) – indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior.

O Centro Universitário UNIFAFIBE, pelo quinto ano consecutivo, obteve o conceito 4 no IGC figurando na 29ª posição no país, em 5º lugar no Estado de São Paulo e em 1º lugar na região de Bebedouro. Considerando os dados nacionais 0,4% das Instituições obtiveram conceito 1; 14% conceito 2; 66,7% conceito 3; 17,4%, conceito 4 e 1,5% conceito 5.

Segundo o Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Dr. Hélio José dos S. Souza o IGC é um indicador importante, pois avalia a qualidade das Instituições de Ensino Superior de todo o país, públicas e privadas. “Para o UNIFAFIBE, ser avaliado pelo quinto ano consecutivo com o conceito 4 é a demonstração de que estamos cumprindo com nossos objetivos de fornecer um ensino de qualidade e de formar profissionais capacitados para o mercado trabalho, capazes de promover a reflexão crítica para transformar o contexto social em que estiverem inseridos. Acreditamos que com este histórico de ótimos resultados nas avaliações externas realizadas pelo MEC, o UNIFAFIBE se consolida como referência regional na oferta de um ensino superior de qualidade”, afirmou.

Em relação ao CPC foram avaliados seis cursos de graduação. Educação Física (Bacharelado), Fisioterapia, Engenharia Agronômica, e Estética e Cosmética obtiveram conceito 4 e os Cursos de Enfermagem e Nutrição receberam conceito 3. O resultado colocou os Cursos de Engenharia Agronômica e de Estética e Cosmética em 9º e 12º lugares, respectivamente, no ranking nacional; 3º e 2º lugares no estadual e no primeiro lugar da região.

Prof.ª Me. Luciene de Andrade Bianchi Lopes é coordenadora do Curso de Engenharia Agronômica e comemora a conquista. “É um resultado fantástico do trabalho desenvolvido desde o início do Curso. Sempre houve a preocupação com a boa formação do aluno, não só como atendimento às normativas do MEC, mas também para a inserção futura do mesmo no mercado profissional. Agradecimentos à toda família da universidade, em especial aos docentes do Curso e a nossa primeira turma de formandos de 2016 que abriu esse caminho para as outras turmas”, disse a coordenadora.

O Curso de Estética e Cosmética é coordenado pela Prof.ª Me. Ana Helena Lopes que também ressalta a importância do conceito 4 no CPC. “Para o Curso de Estética e Cosmética este conceito significa o reconhecimento do trabalho de excelência realizado pelo time de profissionais do UNIFAFIBE”, apontou.

Já o Prof. Dr. Marcelo Porto coordena o Curso de Educação Física e relatou que “a obtenção do 4 no Conceito Preliminar de Curso, representa o reconhecimento do INEP no empenho da Instituição e do Curso, na busca pela excelência no processo ensino-aprendizagem e, renova nossas forças por sabermos que estamos entre os melhores cursos de graduação em Educação Física do país”.

O Curso de Fisioterapia, coordenado pelo Prof. Me. Oswaldo Luiz Stamato Taube, também recebeu conceito 4 no CPC. “Foi com grande alegria e satisfação que recebemos a notícia, pois a mesma veio para selar todo o trabalho desenvolvido. O resultado nos posiciona entre as melhores Instituições de Ensino Superior do país e da mesma forma mostra que com o empenho dos nossos alunos e o trabalho incansável dos professores conseguimos alcançar o patamar desejado de qualidade no ensino e formação profissional”, comemorou.

Segundo a Profa. Me. Juliana Marino Greggio Marchiori, que coordena o Curso de Nutrição, a conquista foi fruto de muito trabalho e investimento na qualificação do corpo docente e em métodos de ensino inovadores que estimulam os alunos ao conhecimento. “Estamos muito contentes com este reconhecimento e confiantes na formação dos nossos alunos que atuam ou atuarão no mercado de trabalho”, concluiu a coordenadora.

O curso de Enfermagem foi avaliado com conceito 3 e a coordenadora Prof.ª Dr.ª Kelli Cristina Silva de Oliveira relatou que “o diferencial é a busca pela qualidade, parceria com a rede pública de saúde propiciando ações extensionistas de atendimento à comunidade, na forma de prestação de serviços gratuitos e desenvolvimento de estudos, pesquisa e extensão. Também, buscamos a capacitação frequente dos docentes, com enfoque nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, no uso de tecnologias e no incentivo à qualificação docente”.

Os indicadores do Inep, CPC e IGC, revelam a qualidade dos cursos e das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, com base no ENADE. Em 2016, no Brasil, foram avaliados 4.300 cursos e 195.757 estudantes concluintes e o UNIFAFIBE mais uma vez é destaque entre as Instituições avaliadas.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos