Qua - 18/07
28º 16º 07:55
Guaíra - SP

VII Encontro de Saúde Mental será realizado em Guaíra nesta terça

Geral
Guaíra, 15 de Maio de 2016 - 11h02

O evento fará uma integração entre os pacientes e seus familiares, além de gincana e uma confraternização de inclusão

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) “Marcos Ferreira” irá realizar nesta terça-feira, dia 17 de maio, o VII Encontro de Saúde Mental que estará abordando o tema: Luta Antimanicomial.

Durante as três horas de atividades no encontro, que acontecerá das 8h30 às 11h30 no CEREA (Avenida 29, 940), o foco será a integração entre os pacientes do CAPS e seus familiares, além de gincana e uma confraternização de inclusão, segundo informações do psicólogo Marcio Silveira.

O evento marca a comemoração do Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio) e o Movimento da Luta Antimanicomial, que se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. “Este programa faz lembrar que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, explica o psicólogo.

Por esta razão, o Movimento tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta. “Esta substituição implica na implantação de uma ampla rede de atenção em saúde mental que deve ser aberta e competente para oferecer atendimento aos problemas de saúde mental da população de todas as faixas etárias e apoio às famílias, promovendo autonomia, descronificação e desinstitucionalização. Além dos serviços de saúde, esta rede de atenção deve se articular a serviços das áreas de ação social, cidadania, cultura, educação, trabalho e renda, etc., além de incluir as ações e recursos diversos da sociedade”, conclui Marcio.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos